Economia Da Energia - 1st Edition - ISBN: 9788535224085, 9788535267112

Economia Da Energia

1st Edition

Authors: Helder Queiroz Mariana Iootty José Vitor Bomtempo Edmar Almeida Ronaldo Bicalho
eBook ISBN: 9788535267112
Imprint: Elsevier Editora Ltda.
Page Count: 360
Tax/VAT will be calculated at check-out Price includes VAT (GST)
51.72
32.11
39.92
Unavailable
Price includes VAT (GST)
× DRM-Free

Easy - Download and start reading immediately. There’s no activation process to access eBooks; all eBooks are fully searchable, and enabled for copying, pasting, and printing.

Flexible - Read on multiple operating systems and devices. Easily read eBooks on smart phones, computers, or any eBook readers, including Kindle.

Open - Buy once, receive and download all available eBook formats, including PDF, EPUB, and Mobi (for Kindle).

Institutional Access

Secure Checkout

Personal information is secured with SSL technology.

Free Shipping

Free global shipping
No minimum order.

Description

A energia é essencial para a organização econômica e social de todos os países. A produção e o consumo de energia reúnem características técnicas e econômicas peculiares, com conseqüências para o desenvolvimento econômico-social e sobre o meio ambiente.

Por essas razões, a energia ocupa um papel de destaque no processo de definição das estratégias empresariais e na agenda de políticas governamentais. É um tema que está sempre em evidência, pois não há desenvolvimento econômico-social sem o adequado suprimento de energia.

Quais os efeitos macro e microeconômicos dos choques do petróleo?

De que forma os efeitos ambientais da produção e uso de energia poderiam ser atenuados?

Qual o papel das inovações tecnológicas para a configuração do setor energético?

Quais os modos de organização industrial e as formas de regulação mais eficientes para o setor de energia?

A Economia da Energia é, por definição, um ramo de economia aplicada que tenta oferecer elementos de resposta a essas questões e busca conjugar a análise econômica com as dimensões técnica e político-institucional da energia.

Este livro pretende proporcionar ao leitor os instrumentos necessários à compreensão dessas dimensões, bem como o entendimento das relações geopolíticas e dos objetivos de política energética de diferentes países.

“A equipe de economia da energia do Instituto de Economia da UFRJ realizou trabalho extremamente oportuno em face das incessantes mudanças tecnológicas e institucionais que vêm ocorrendo no mundo e aqui.

São muitas as análises especializadas que vão sendo publicadas. Os autores conseguiram, no entanto, oferecer uma análise abrangente distinguindo os aspectos da realidade física, da evolução histórica e das especulações sobre o futuro da energia,com sólido fundamento na teoria econômica.”
Antonio Dias Leite
Professor Emérito da UFRJ e ex-Ministro das Minas e Energia

“Este livro preenche uma importante lacuna na bibliografia sobre Economia da Energia. Os estudos das cadeias setoriais de hidrocarbonetos e de eletricidade, assim como as novas tecnologias emergentes são tratadas de forma ampla e detalhada, abarcando tanto os aspectos econômicos como reguladores, institucionais e organizacionais. Uma obra para consulta que, sem dúvida, constitui um material de referência obrigatório para professores e pesquisadores de economia em geral e da área energética em particular.”
Hugo Altomonte
CEPAL, Chefe da Unidade de Recursos Naturais e Energia

“Em uma sociedade crescentemente preocupada com os riscos ambientais associados aos sistemas energéticos e à temática energética, muitas vezes sendo tratada de forma reducionista e desarticulada, descerrando perspectivas preocupantes de um descompasso entre a oferta e a demanda, é muito bem-vindo o esforço dos professores e pesquisadores do Instituto de Economia da UFRJ, que oferecem desde uma visão brasileira e a partir de uma consistente base de referências teóricas e aplicadas, a oportuna reflexão e o instrumental analítico necessário para a tomada de decisões e a construção de um melhor futuro energético. Há tempos que precisávamos de um livro assim.”
Luiz Augusto Horta
Professor da UNIFEI- Itajubá e ex-Diretor da Agência Nacional do Petróleo

“Partindo de sua grande experiência de ensino e pesquisa, os professores e pesquisadores do Grupo de Economia da Energia (GEE) do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) prepararam um livro sobre Economia da Energia indispensável para todos aqueles que se interessam pelo tema. Além das discussões teóricas, imprescindíveis para a compreensão dos tópicos apresentados, os autores se preocuparam em incluir em cada capítulo uma discussão sobre a situação do Brasil.”
João Saboia
Diretor IE/UFRJ

“A iniciativa pioneira do Instituto de Economia e do Instituto Coppead de Administração."

Details

No. of pages:
360
Language:
Portuguese
Copyright:
© Elsevier Editora Ltda. 2007
Imprint:
Elsevier Editora Ltda.
eBook ISBN:
9788535267112

About the Author

Helder Queiroz

Helder Queiroz Pinto Jr.

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ, Doutor em Economia Aplicada pelo Institut d´Économie et Politique de l´Énergie da Université de Grenoble, França (1993). Professor e Pesquisador do Grupo de Economia da Energia do Instituto de Economia (IE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi Diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) entre 2011 e 2015.

Mariana Iootty

Mariana Iootty

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Doutora em Economia pelo IE/UFRJ (2002) Pesquisadora Associada do Grupo de Economia da Energia do Instituto de Economia (IE) da UFRJ entre 2003 e 2009. Atualmente é Economista Sênior do Banco Mundial em Washington.

José Vitor Bomtempo

José Vitor Bomtempo

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, Doutor em Economia Industrial pela École Nationale Supérieure de Mines, Paris, (1994), Professor e Pesquisador do Grupo de Economia da Energia do Instituto de Economia (IE) da UFRJ e do Grupo de Estudos em Bioeconomia da Escola de Química da UFRJ.

Edmar Almeida

Edmar Luiz Fagundes de Almeida

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Economia Industrial pelo Instituto de Economia /UFRJ, Doutor em Economia Aplicada pelo Institut d´Économie et Politique de l´Énergie da Université de Grenoble, França (1999), Professor e Pesquisador do Grupo de Economia da Energia do Instituto de Economia (IE) da UFRJ.

Ronaldo Bicalho

Ronaldo Goulart Bicalho

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ, Doutor em Economia pelo IE/UFRJ ( 1997). Pesquisador e Professor do Grupo de Economia da Energia do Instituto de Economia (IE) da UFRJ.